O Diretor de Tecnologia da Informação e Qualidade da ANOREG/SE fala sobre o Sistema Eletrônico de Registros Públicos em entrevista à TV
O Diretor de Tecnologia da Informação e Qualidade da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe - ANOREG/SE e Oficial Registrador do Cartório do 2° Ofício da Comarca de Capela/SE, Dr. Gabriel Campos de Souza, explica que a ideia do SERP é “agrupar todos os serviços em uma só plataforma e que tem como principal objetivo a interoperabilidade e a integração entre os diversos serviços e as diversas plataformas para que a comunicação dos documentos do cidadão transite de cartório para cartório de forma digital” (Clique aqui para assistir a entrevista).
Com a lei que entrou em vigor em 31/01/2023, Dr. Gabriel Campos de Souza mencionou que haverá a integração das plataformas já existentes com o objetivo de simplificar o acesso do cidadão porque muitas vezes ele não sabe a qual cartório se reportar.
Em audiência Pública, realizada na terça-feira (31/1/2023), no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para apresentação e debate da minuta de ato normativo que estrutura a implantação e o funcionamento do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP), o Ministro Luis Felipe Salomão destacou que a implantação do SERP, cujo objetivo é modernizar e simplificar os procedimentos relativos aos registros públicos no país, representa grande revolução no Sistema de Justiça:“Ao integrar todas essas plataformas já existentes, vamos facilitar o acesso de todos ao sistema de comprovação, ao sistema de segurança jurídica e ao sistema de justiça como um todo”, afirmou o ministro Salomão.
O evento foi realizado com objetivo de aprimorar a minuta do ato normativo proposto pelo grupo de trabalho, instituído pela Portaria CN n. 90, de 31 de outubro de 2022, encarregado de elaborar estudos e propostas voltadas à implantação e ao funcionamento do SERP, que pretende simplificar e modernizar o acesso dos cidadãos a serviços extrajudiciais prestados pelos cartórios.