Ministro Humberto Martins confirma presença no Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro em Aracaju
O presidente da ANOREG-SE, Antônio Henrique Buarque Maciel, convidou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça, para ser o precursor da Palestra Magna de Abertura do XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, a ser realizado de 27 a 29 de novembro, em Aracaju. Henrique Maciel esteve acompanhado do presidente nacional da ANOREG/BR, Claudio Marçal Freire, e do presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Paraná (IEPTB-PR), João Norberto França Gomes.
O corregedor prontamente atendeu ao convite para aquele que é o maior evento do meio cartorário do Brasil, cujo principal objetivo é a troca de experiências e o debate dos avanços na atuação dos notários e registradores.
A previsão é que o encontro em Aracaju receba, durante o período, cerca de 700 participantes de todo o país, que discutirão temas diversos pertinentes à classe, além de assuntos que causam impacto a toda sociedade, como a emissão de Passaportes, RG´s, CPF´s, documentos de veículos, Conciliação e Mediação Extrajudicial, entre outros. O tema do Congresso deste ano é “Legalmente Simples: A proteção do Cidadão na Era Digital.”
Natural de Maceió, onde exerceu a advocacia durante muitos anos, foi procurador do Estado e presidente da OAB/AL, Humberto Martins chegou ao STJ em 2006. Naquela corte presidiu as Comissões de Jurisprudência e Coordenação, foi corregedor-geral da Justiça Federal, diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, presidente da Turma Nacional de Uniformização (TNU), ouvidor do STJ, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes de assumir a Corregedoria do CNJ, o ministro era vice-presidente do STJ.
Além do corregedor Humberto Martins, o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro deve contar com outras presenças ilustres, a exemplo do último evento, realizado em São Paulo, do qual participaram ministros do STF, desembargadores, o presidente do CNJ, além de jornalistas destacados nacionalmente, como Gerson Camarotti, do Grupo Globo.